5 erros que você deve evitar ao imprimir seu material gráfico.

Na hora de imprimir um material gráfico, ter uma gráfica de confiança é fundamental. Porém, não adianta ter uma parceira que atenda aos prazos e entregue um produto final de qualidade se nós não estivermos atentos a certos detalhes na hora de elaborar a arte.
Se o arquivo enviado para impressão possuir algum problema, o resultado final ficará comprometido, sem o padrão de qualidade que nossos clientes procuram e esperam.
Por isso, trouxemos os 5 erros que são mais comuns e não podemos cometer se queremos imprimir o material de nossos cliente com sucesso.
Nós temos estrita atenção a estes detalhes.
Não usar cortes diferenciados:
É necessário desenhar a faca especial em Cor Pantone –  enquanto o restante do arquivo deve estar em CMYK.
Não utlilizar sangrias:
As sangrias vão indicar onde deve ser feito o refile do material, porém, por mais preciso que ele seja, pequenas variações de até 3mm podem ocorrer. Dessa forma você garante que após o corte não haverá margens brancas em seu impresso.
Deixar de especificar o tipo de enobrecimento
Enobrecimentos como Hot Stamping, Verniz local e Relevo precisam ser indicados no material. Laminação Brilho e Fosca, Soft Touch e Vernização não exigem indicação, pois são aplicadas em todo o material.
Desenvolver material gráfico que será impresso no word
O formato correto para impromir um material gráfico com qualidade é o PDF/x1-a. Esse cuidado garante a fidelidade de impressão em relação à criação digital. Deixe de lado programas como word e privilegie softwares de deição gráfica como Illustrator, Photoshop, Indesign (Mac e PC) e Corel Draw (somente PC). Se você cliente precisa que seu material em power point ou word, seja finalizado para a gráfica como catálogo, manual, impressos em geral, consulte a HVNA Design e Comunicação para a edição e produção gráfica profissional para seu material.
Utilizar imagens de baixa resolução
De modo geral, os elementos precisam ter 300 dpi para que não saiam peixelados na impressão. Abaixo disso, mesmo que aparente boa qualidade no monitor, o resultado final do impresso não terá a qualidade esperada.
Ser cliente de um banco de imagens profissionais é um custo benefício que proporciona qualidade e evita processos por direito inapropriado de imagem. Consulte-nos!
VEJA ALGUMAS IDEIAS DE ENOBRECIMENTO QUE PODEM SER APLICADAS:
Vernização:
É o processo de aplicação de verniz brilhante sobre a superfície do papel.
Pode ser utilizado em todo o impresso ou em áreas pontuais (Verniz Local) para dar destaque.
Laminação Fosca:
O efeito é gerado por meio de aplicação de calor no material – o que deixa mais resistente. No entanto, só pode ser utilizado em alguns tipos de papel.
Hot Stamping:
Confere efeito metalizado no material. É indicado para destacar pontos específicos do impresso. A maquina recebe uma camada fina de metal que, ao se aquecida se fixa à superficie.
Relevo:
Como o próprio nome já indica, esse tipo de enobrecimento deixa a área em que for aplicado sobreposta ao impresso realçando-a.
Para seus trabalhos gráficos ligue para a HVNA Design e Comunicação, pois estamos prontos para desenhar, produzir e finalizar seu material gráfico conforme a sua necessidade.
Ligue: 21 36893796 / 21988549132
Onde Estamos:
Tijuca Office Center
Rua Conde de Bonfim 120/713.
#materialgráfico #design

Share This:

Face priorizará posts de amigos e familiares.

O que isso pode significar para quem é social media?

O Facebook divulgou ontem, que nos próximos meses, fará uma mudança no ranking do Feed que, em resumo, dará prioridade para posts de amigos e familiares, em detrimento a postagens de empresas de forma orgânica e com isso, o alcance de páginas será ainda menor.

A questão não é se haverá uma diminuição no alcance orgânico e sim, do quanto cada página terá de redução.

Existe a necessidade de se adequar da seguinte maneira:

Publicações com poucas reações ou comentários poderão ver os maiores declínios e seu desafio é se tornar relevante para sua audiência. Posts que apelam para ter engajamento, e que usam sistematicamente estratégias erradas aos olhos do facebook terão seu alcance reduzido.

Você terá que investir em anúncios para alcançar mais pessoas. Se ainda não faz anúncios personalizados e focados no engajamento, nunca é tarde para começar. Comece, nem que seja com R$50, 100, 150 por mês, mas comece e procure uma empresa especializada para faer o trabalho por você se não domina a técnica ou não tem tempo para isso. Especialistas cobram geralmente um fee do valor investido para fazer este trabalho. Isso por exemplo é o caso da HVNA Design.

Assim como ter espaço em rádio, jornal e televisão nunca foi de graça, não é um problema pagar para alcançar seu público no Facebook e Instagram de maneira tão precisa. Também vale considerar que sempre terá algum de alcance de graça por investimentos corriqueiros, mesmo que seja cada vez menor, mas quem investe tem seus benefícios.

O fato é que nenhuma outra rede social oferece todas as possibilidades que temos com o Facebook.

Com tantas mudanças e desafios, ser um bom social media ou analista de mídia não será mais um diferencial, e sim uma exigência. E se no caso você não queira investir em um profissional contratado somente para isso terá que buscar uma empresa terceirizada em  marketing digital para fazer seus anúncios e assim continuará a ter cada vez mais espaço.

Consulte-nos!

2135760691/21990327672/988549132 Whats App

Share This:

O que aconteceu com a profissão de Webmaster?

O que aconteceu com a profissão de webmaster?
Nos primórdios da internet, era comum que houvesse apenas um profissional responsável por desenhar, construir, implementar e manter websites: o webmaster. Somente com o passar do tempo essa vaga foi se ramificando; aos poucos, apareceu com mais clareza a distinção entre o papel do webdesigner e do desenvolvedor. Adiantando mais alguns anos para frente, o papel do webdesigner começou a ser dividido em papéis menores e mais especializados: o que antes era feito por apenas um profissional, agora era feito por um User Experience Designer, um Designer Visual, um Motion Designer e em alguns casos até um Artista 3D.

O que faz e as principais diferenças de um UX Design?

Os diferentes papéis dentro de UX

No cenário atual, essa lista se mostra ainda mais fragmentada e especializada:

  • Pesquisador de Usuários: foca suas tarefas em conduzir entrevistas com usuários e análise de comportamento;
  • Arquiteto de Informação: foca em tarefas como organizar o conteúdo do site, como a ferramenta de busca deve funcionar, quais nomes usar nos menus etc.;
  • Especialista ou Estrategista de Conteúdo: foca em tarefas como redação, estruturação de conteúdo para ser entregue em diferentes dispositivos, textos de interface em títulos e labels etc.;
  • Designer de Interação: responsável por definir o fluxo de interação em uma aplicação, e como o usuário navega por ela. Também pensa nas transições entre as telas, costumeiramente inspirado em metáforas do mundo real;
  • Designer Visual: foca em tipografia, layout, cores, gráficos, efeitos visuais, imagens, texturas, mood;
  • Desenvolvedor Front-End: foca em escrever HTML, CSS, Javascript e outras linguagens para implementar um determinado visual e interação;

No Brasil é mais comum que essas disciplinas se misturem mais, tanto pelo tamanho do mercado quanto pela flexibilidade dos profissionais.

Em empresas de grande porte, é mais comum que existam profissionais diferentes para cada um desses papéis. Em empresas menores, é comum ver uma mesma pessoa cumprindo dois ou mais dessas tarefas.

Em agências de publicidade é mais comum que haja um único profissional cuidando disso tudo dentro de um mesmo projeto. Em empresas que criam produtos, onde a maior parte dos profissionais são designers, as especializações começam a aparecer com mais nitidez.

Share This:

Como economizar na impressão do material gráfico?

Geralmente é muito difícil encontrar uma gráfica que ofereça serviços de impressão de alta qualidade e entrega do material dentro do prazo. Além do que, quando encontramos uma gráfica que tem estes atributos, os preços cobrados são exorbitantes.

Esses fatores acabam nos levando a ter que tomar decisões que não queríamos.

Por conta do alto preço cobrado pelos serviços, acabamos tendo que nos adaptar de forma que o nosso orçamento possa imprimir com a gráfica de melhor qualidade. Para isso, alguns sacrifícios precisam ser feitos, como a redução na quantidade do material ou até mesmo alguns itens importantes.

Mas será que necessariamente é preciso pagar caro para fazer a impressão do material gráfico? Existem algumas características que você precisa saber a respeito sobre o material, antes de contratar uma gráfica para fazer suas próximas impressões.

Gramatura do Papel

Este é um fator que está diretamente ligado ao custo final. Normalmente, em cartões de visita, utiliza-se gramatura 250g em sua impressão. Você pode solicitar à gráfica cartões de visita impressos em uma gramatura menor para diminuir o valor final do produto.

gramatura de papel

Formato do Papel

Sabemos que inovar no formato do cartão de visita pode ser uma forma de chamar a atenção do cliente e dar uma imagem diferenciada à sua empresa. Mas, quanto mais se foge do padrão comum de recorte, mais caro poderá custar a impressão desse material gráfico.

Formas diferentes, como triângulos, cartões arredondados, sem pontas, formato de estrela, entre outros, podem causar um aumento significativo no custo final da impressão. Pois os formatos diferentes de recorte necessitam de facas especiais. Em alguns casos sendo necessário até mesmo ter que mandar fazer uma nova faca.

Tente manter o padrão no formato do seu material para economizar. Se quiser fazer algo inovador com baixo custo, invista na arte do produto.

formatos

Tamanho do Papel

Os formatos mais utilizados e econômicos são:

A6 10,5×14,8cm
A5 14,8x21cm
A4 21,1×29,7cm
A3 29,7x42cm

Existem outros formatos além destes, mas certamente vão aumentar o preço da impressão do seu produto. Caso tenha dificuldade em saber como ficará sua, peça para a gráfica enviar amostras de materiais nos formatos desejados.

Tipo de Papel

Existem diversos tipos de papel com gramaturas diferentes. Este fator é um dos que mais influencia o custo final da impressão. Os tipos mais comuns de papel são:

Papel Offset – Gramatura 90 g/m²; 120 g/m²
Papel Couchê Brilho – Gramaturas 115 g/m²; 150 g/m²; 170 g/m²; 230 g/m²; 250 g/m²; 300 g/m²
Papel Reciclato – Gramatura 90 g/m²; 120 g/m²
Papel Couchê Fosco – Gramatura 115 g/m²; 150 g/m² (para folder, flyer, cartaz) e 250 g/m²; 300 g/m² (para cartão)

Esta escolha deve ser feita de forma minuciosa, pois se você mandar trocar o papel a ser utilizado na impressão, dependendo do seu objetivo, ele pode resultar em um produto final completamente diferente do que você estava esperando.

 

Share This:

design thinking Como o Design Thinking pode ajudar a inovar os processos da empresa?

Uma fórmula inovadora e bastante eficaz para as empresas apresenta-se hoje como:  Design Thinking.  Não que não seja algo inovador, mas apesar de todos os avanços da tecnologia e de conceitos de brand o Design Thinking sempre existiu, pois sempre coube a um designer, tecnicamente e tecnologicamente, usar diversos recursos conceitur de uma forma moderna, perseguir a resolução de um problema.

O designer sempre teve no cerne de suas atribuições a entrega de suas ações a resolução de problemas para este objetivo trabalhando sempre com o uso de técnicas modernas em cada momento histórico, tanto para o design gráfico como o de produto.

Hoje o termo Design Thinking  se apresenta como uma proposta interessante para as corporações, que estão sempre em busca de novas formas de produzir, compreender e explorar melhor as qualidades e dificuldades de seus funcionários e clientes – o tempo todo visando excelentes resultados.
Compreenda então, mais a respeito dessa nova forma de problematizar situações e buscar soluções acompanhando os tópicos abaixo. Vamos lá?

O que é Design Thinking, afinal?

O Design Thinking é uma forma de pensar baseada no ponto de vista de um designer para chegar à resolução de um problema.
Com ele, é possível ter um entendimento diferenciado de uma situação, o que contribui para uma melhor organização de ideias e decisões a serem tomadas.
No âmbito empresarial, o Design Thinking pode ser utilizado desde pequenas organizações até as multinacionais. A intenção é que toda a equipe consiga pensar em alternativas que, antes de mais nada, estejam focadas na reação do público final.

Por que esse método estimula a criatividade?

O Design Thinking estimula a criatividade a partir do momento em que as soluções podem aparecer com a utilização de métodos totalmente inusitados.
Para que os resultados sejam alcançados, ele torna possível comparar qualquer tipo de alternativa imaginada pelos desenvolvedores, sejam elas mais conservadoras ou ousadas.

O Design Thinking é eficaz?

Quando devidamente explorado e utilizado em grupos com pessoas de diferentes mentalidades e expectativas de solução, o Design Thinking se torna bastante efetivo.
Ele é capaz de estimular decisões que agradarão a todos, em vez de serem apenas um denominador comum para as ideias do grupo.
O resultado disso é algo que realmente servirá muito bem ao dia a dia de todas as pessoas envolvidas em alguma parte do processo.

Há melhorias na comunicação da equipe?

A comunicação na equipe é naturalmente beneficiada com o Design Thinking. Todos são estimulados a captar novas ideias e aprender novas informações ou experiências uns com os outros, exercitando a empatia e sempre se colocando no lugar da outra pessoa.
Com isso, surge uma facilidade de compreender sentimentos e dificuldades, sempre no intuito de buscar as melhores soluções nesse sentido.

Como fica o relacionamento entre os membros da empresa?

A adoção dessa nova cultura melhora o relacionamento entre os membros da empresa. Os mapas mentais de cada pessoa do time acabam sendo melhor compreendidos e fica muito mais fácil de trabalhar.
Isso acaba influenciando diretamente na redução de conflitos e nas iniciativas de comunicação uns com os outros.

A produtividade e os resultados se tornam melhores?

A resposta do nosso último tópico também é positiva. Com uma equipe que pensa junto e propõe soluções que são benéficas a todos de uma maneira satisfatória, nada mais natural do que o aparecimento de resultados mais expressivos diante de toda a motivação e benefícios provenientes do Design Thinking.
A HVNA Design atua e pode auxiliar a sua empresa, pequena ou não sobre esse tipo de abordagem? Gostaria de descrever os problemas ao qual sua empresa passa? Gostaria de entender mais sobre nossos diferenciais para a sua empresa com a adoção do Design Thinking? Então entre em contato e consulte-nos!

Share This:

4 impressos essenciais para o Ponto de Venda

Materiais para PDV são ferramentas de marketing muito eficazes, desenvolvidas para atrair a atenção do consumidor e promover a marca. Com natureza informativa e apelativa, são capazes de estimular compras, principalmente por impulso. Profissionais da área trabalham com os mais variados produtos, mas podemos destacar alguns essenciais para uma campanha de sucesso:

1 – Folder

O folder pode ser definido como um panfleto / folheto com dobras.
Seu acabamento permite incluir mais conteúdo, de forma organizada, agradável e detalhada sobre um produto ou promoção.

Para conseguir um melhor resultado, organize as informações por ordem de importância, da capa à página de contato.Destaque o motivo da ação e utilize uma linguagem simples, de acordo com seu público. Vocabulário complexo e texto desorganizado tiram a atenção do consumidor, tornando a mensagem principal desinteressante.

Sempre que possível, insira conteúdo útil e relevante, que façam com que o consumidor tenha interesse em guardá-lo.Para o lançamento de uma coleção de vasos, por exemplo, você pode incluir dicas de decoração e ou jardinagem.

2_0

2 – Banner

Este é um material flexível, que pode ser impresso em lona ou tecido, e em diversos formatos, de acordo com a necessidade da ação e o espaço disponível.

1_0

3 – Adesivo

Adesivos são interessantes instrumentos de divulgação, pois possuem grande flexibilidade de aplicação. No ponto de venda, utilize-os para decorar a vitrine, o balcão e o ambiente interno em geral.

Em formatos menores, os adesivos tornam-se excelentes brindes e contribuem para a disseminação da marca.

Para que o adesivo torne-se uma ferramenta eficiente de divulgação, adapte o conteúdo para o formato e, se necessário, mantenha apenas o logo e uma informação de contato.

 

aplic_novamarca

Fonte: Printi, parceiro HVNA em produção Gráfica.

Share This:

6 erros de um cartão de visitas profissional

Todo profissional precisa ter um cartão de visitas. Esse material é, na maioria das vezes, o primeiro contato que potenciais clientes e parceiros comerciais têm com a sua empresa. Por isso, muitos o consideram uma das formas mais efetivas de divulgação.

Mas não é qualquer um que consegue desenvolver um cartão de visitas realmente efetivo e dentro das propostas de cada negócio. Caso seu cartão não seja dos melhores, isso pode prejudicar sua empresa a ponto de potenciais clientes desistirem de fechar contrato com você por conta deste pequeno detalhe.

Tendo isso em vista, nós da Printi decidimos listar os 6 erros mais comuns na confecção de um cartão de visitas profissional. Ficou curioso? Então confira:

1. Informação excessiva

O fato de o cartão de visitas ser o primeiro contato de sua empresa com potenciais clientes não justifica a inserção de informações excessivas no material.

Este produto é pensado para fornecer somente as informações primordiais, instigando um público-alvo a se interessar por seus serviços e, então, solicitar mais detalhes. Por isso, evite colocar valores e descrições muito detalhadas de suas atividades. Dê apenas o suficiente para que eles sintam a necessidade de saber mais.

Informação em excesso pode confundir quem receber seu cartão de visitas

2. Falta de informação

Por outro lado, a falta de informações básicas no seu cartão de visitas pode ser tão prejudicial quanto seu excesso.

Lembre-se que este material exige o logotipo da empresa, seu contato (telefone e/ou e-mail) e indicações que expliquem genericamente os serviços prestados.

O cartão de visitas deve ter informações suficientes para seus clientes

3. Diagramação não organizada

A não organização gráfica dos elementos que compõe seu cartão de visitas pode surtir um efeito pior do que uma simples desarmonia visual.

É preciso que as fontes e elementos tenham um espaço de respiro entre si, o que facilita a legibilidade da mensagem e prioriza as informações que o leitor deve ter contato quando estiver com este material em mãos.

Evite a poluição visual de seu cartão de visitas

4. Uso de cores, fontes e formas destoantes

Evite ao máximo o uso de elementos extremamente chamativos e destoantes entre si. O cartão de visitas é um material profissional de divulgação o que, por sua vez, implica em um certo padrão de estilo e organização.

Cores muito vibrantes, fontes fantasia e formas exageradas podem distrair seu público e fazer com que percam o foco do que realmente importa.

O cartão de visitas é um material de divulgação profissional

5. Cartão de visitas X Proposta da empresa

Apesar deste material ter um caráter mais profissional, muitas empresas se diferenciam por possuir uma identidade mais lúdica e leve.

Por conta desses contrates com empresas mais sóbrias, é preciso entender a proposta de cada negócio para elaborar um cartão de visitas efetivo.

Uma empresa de festas infantis, por exemplo, não terá o mesmo estilo de cartão de visitas que um escritório de advocacia.

Seu cartão de visitas deve estar alinhado com a proposta da empresa

6. Impressão de má qualidade

Outro fator que prejudica a efetividade de um cartão de visitas é justamente a má qualidade de sua impressão.

Além de passar uma imagem visualmente desagradável, uma empresa que fornece um cartão de visitas com acabamento ruim tende a ser vista como uma instituição desleixada e sem cuidados com a própria marca.

Cartão de visitas é a sua apresentação profissional, então invista na impressão

Você conhece outros erros que podem prejudicar a eficácia de um cartão de visitas profissional? Compartilhe suas impressões com a gente nos comentários abaixo e aproveite para acessar nossa loja virtual. Lá você poderá conferir nossas opções de confecção de cartões de visita e ainda solicitar um orçamento onlinedo conforto de seu escritório.

Imagens ilustrativas.
Fonte: Printi parceiro HVNA.

Share This:

Redesign da Marca Macchiato pela HVNA.

A HVNA, em seu conceito de trabalho, realiza com propriedade em contato com seus clientes, projetos que vem de encontro ao que há de mais importante para a satisfação deste. A Macchiato em um relacionamento de 5 anos sentiu a necessidade do Redesign de sua marca. Uma marca deve ser criada dentro de um processo, de busca e relacionamento com o cliente. Não se pasteuriza criação de marca, corre-se o risco de ocorrer cópia e repetição. Buscamos sempre uma marca que diferenciasse todas as marcas de café e o desenho desta vem de encontro ao seu namming, criado por nós. Buscando moderniza-la dentro do conceito proposto e assim apresentamos o redesign aprovado! Após este trabalho, com a marca definida vamos desenvolver embalagens, sacolas, displays de balcão, copos, painéis e cardápio dentro de um processo contínuo de criação. 
Vem mais por aí…
aplic_novamarca

Share This:

As diferenças de Flyer, Panfletos e Folders

Muitas pessoas têm dúvidas ao optar pelo formato de uma peça impressa: o que escolher?Panfletoflyer ou folder? Definir corretamente suas características é fundamental para evitar erros de criação e produção. Além disso, cada impresso tem as suas especificidades e poderá contribuir de forma distinta para a sua comunicação. Confira, neste rápido guia, suas diferenças e aplicações mais comuns.

O termo panfleto vem do inglês “pamphlet”, que, por sua vez, é uma tradução do latim “pamphilus” — uma espécie de poema de amor que circulava na Europa medieval. Com o tempo, o termo panfleto passou a ser utilizado para textos escritos, mais curtos que os livros, que circulavam nas cidades e vilas europeias. Séculos mais tarde, com a invenção da imprensa, o panfleto passou a nomear os textos impressos curtos, distribuídos em grandes quantidades, geralmente com temática religiosa ou política.

Nos dias de hoje, o panfleto ainda carrega essa herança do início da imprensa. O termo é utilizado para nomear peças simples, impressas em grandes quantidades. A vantagem do panfleto é permitir uma grande tiragem a preços baixos, com rapidez e facilidade de produção e impressão. Por isso, esse tipo de peça é utilizado em estratégias de divulgação massiva, pouco personalizada e imediata.

Estes tem sua utilização mais comum para divulgação de lançamentos e promoções, feiras e eventos e ações em massa como campanhas políticas, dentre outros.

Flyer

Esse tipo de peça surgiu com o desenvolvimento da publicidade moderna nos centros urbanos, onde as empresas buscavam anunciar rapidamente seus produtos e serviços. Em certa medida, o flyer é nada mais que uma evolução dos panfletos simples criados a partir da invenção da imprensa.

Flyers costumam ser mais refinados que os panfletos, impressos em grandes quantidades, mas em papéis de maior gramatura, com um trabalho estético mais apurado. É o caso típico de flyers de inaugurações de empreendimentos imobiliários. Marcas de bebidas costumam criar coleções, com imagens impactantes e acabamento diferenciado, para distribuição gratuita em bares e baladas.

Folder

O termo folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar. Em resumo, o folder é um panfleto com dobras. Dessa forma, fica bastante evidente que o folder é uma peça ainda mais refinada que o panfleto ou o flyer, o que irá exigir maior investimento em design, mas, por outro lado, oferecer maiores possibilidades criativas. Um folder pode ter apenas uma dobra, considerado como quatro páginas, dobra sanfona, carteira, entre outras variações o que o permite comunicar uma quantidade maior de informações. É excelente para apresentações corporativas, lançamentos e descrições detalhadas de produtos.

A Printi é nosso parceiro em projetos bem elaborados

Fonte:  Printi.

Share This: